Saiba mais sobre o Pilates no Puerpério










O Pilates no período conhecido como puerpério (período que ocorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação) é muito importante. O pós-parto pode ser um momento complicado para as mães. O corpo passou por grandes mudanças, as prioridades mudaram e muitas têm dificuldade em se separar do bebê.

O puerpério tem duração média de 6 a 8 semanas, nas quais as modificações ocorridas no corpo da mulher durante a gestação irão retornando, pouco a pouco, ao estado anterior à gravidez.

Esse período pode ser dividido em três estágios: pós-parto imediato (1º ao 10° dia após a parturição), pós-parto tardio (11° ao 45°) dia e pós-parto remoto (além dos 45 dias).

O aumento do peso corporal e as adaptações posturais que ocorrem, não se corrigem espontaneamente assim que o bebê nasce, por isso devemos iniciar o trabalho postural o quanto antes.

O ganho de peso durante o puerpério, principalmente após as 24 semanas, tensiona a coluna e as articulações sacroilíacas, que estão sem estabilidade neste momento. Por isso a importância de no Pilates pós-parto trabalharmos o fortalecimento dessa musculatura estabilizadora, a fim de minimizarmos esses desconfortos.

O útero durante a gestação está em constante crescimento, e apesar de não pertencer ao sistema do músculo esquelético, o qual estamos habituados a trabalhar, é a principal causa de todas as alterações que ocorrem no corpo desta (ex) gestante.

As novas mães sofrem inúmeras mudanças tanto físicas como emocionais. A retomada de uma rotina saudável é essencial

Benefícios para a Mamãe:

· Melhora da postura;

· Fortalece o corpo, prevenindo dores;

· Recupera a forma física que foi modificada durante a gravidez;

· Evita depressão pós-parto;

· Melhora a qualidade do sono (mesmo as mamães dormindo pouco nesse período por conta do bebê);

O período pré e pós-gravidez está associado a manifestações musculoesqueléticas que são amenizadas com a prática do pilates. A melhora do condicionamento físico diminui os desconfortos na coluna vertebral, promovendo maior estabilidade articular, melhora de postura, além do relaxamento entre mãe e bebê.

Para finalizar, tenho 2 duas para quem trabalha com esse assunto:

Curso Baby Pilates, da Patricia Bueno

Curso para Fisioterapeutas ou professores de Educação Fìsica com preferência formados em Pilates que pretendem se capacitar no atendimento ao puerpério, que são mulheres na fase pós parto com a presença de seus bebês.

O curso oferece informações sobre os cuidados que o instrutor deve ter em relação ao puerpério, ao desenvolvimento psicomotor dos bebês, os acessórios para facilitar a inclusão do bebê ao ambiente do Pilates, amarração do Sling, relaxamento através da Shantala, protocolos para o Studio, para a mamãe e repertório para exercícios no Solo e Aparelhos estimulante e seguro. Clique aqui e saiba mais!

Pilates para Gestantes + Baby Pilates, da Voll Pilates

Tenha Segurança Para Trabalhar Com Mulheres Na Fase De Gestação e Pós Gestação Através do Método Pilates - 2 CURSOS ONLINE E COMPLETOS
Atenda alunas gestantes com segurança e fidelize suas alunas após o parto
2 cursos em 1! Clique aqui e saiba mais!




  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.