Fisiologia da continência e da micção









A função víscero-sensitiva é essencial, ela é responsável pela percepção da necessidade de urinar, e está é uma condição necessária a continência. A coordenação das funções vesicoesfincterianas recebe dupla inervação: vegetativa (simpática e parassimpática) e somática. A via parassimpática assegura a evacuação vesical, enquanto a simpática é responsável pelo sistema de enchimento vesical. O sistema somático é expresso através do nervo pudendo interno, que inerva toda a musculatura estriada do assoalho pélvico.

Na fase de enchimento vesical, mecanismos ativos e passivos atuam, proporcionando uma drenagem uretral e continência urinária. A bexiga sofre um aumento de volume, sem aumento de pressão intravesical, graças à complacência vesical. Durante esta fase a uretra permanece fechada, sendo a pressão intra-uretral maior que a intravesical. Conforme a bexiga vai enchendo, a sensação de plenitude torna-se consciente, e neste momento a micção pode ser adiada voluntariamente. Segue-se então a descida da base vesical e a redução intra-uretral, que ocorre através do relaxamento da musculatura estriada uretral e do assoalho pélvico, concomitantemente ocorre à contratura do detrusor, que é mantida até que o esvaziamento da bexiga ocorra.

Sendo assim, a continência urinária é mantida pelo funcionamento adequado e coordenado do detrusor e das estruturas uretrais, sendo necessário que a pressão intra-uretral seja superior à pressão intravesical no repouso ou durante a realização de esforços, e para o momento da evacuação da urina, a pressão intravesical necessita-se tornar maior que a intra-uretral.


Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Cintura Pélvica: Principais alterações posturais e possíveis correções X estética do glúteo
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.