Prostratite








A Prostatite é o nome que se dá à inflamação da próstata e ela pode ser aguda, crônica ou não infecciosa. E não é uma doença contagiosa. A prostatite aguda infecciosa é causada por bactérias e necessita de urgente tratamento, pois os sintomas são geralmente severos, in cluindo a febre, os tremores e o ardor ao urinar. Já a crônica pode ser causada por bactérias, fungos ou parasitas e os sintomas são menos intensos, podendo ocorrer vontade de freqüente de urinar, ardor ou dor miccional e eventualmente dor perineal. A prostatite não infecciosa é mais freqüente do que a prostatite infecciosa. Pode apenas causar sintomas mínimos. A sua verdadeira causa é desconhecida.

Sintomas

Os sintomas geralmente dependem do tipo da prostatite. Pode acontecer de não haver sintoma, como também podem acontecer as seguintes queixas: arrepios, aumento da freqüência urinária, dor entre o escroto e o anus, dores articulares e musculares, febre, micção difícil, mialgias e dor abdominal, sensação de dor ou ardor ao urinar, podendo ocorrer também a pre ença de sangue na urina e ejaculação dolorosa.

A doença pode ocorrer por diversos fatores. A migração de bactérias através da uretra em direção à próstata é uma delas, assim como a deficiência da atividade antibacteriana da secreção prostática, por refluxo de urina infectada para o interior dos dutos prostáticos e falta de anticorpos locais e sistêmicos e qualquer malformação congênita do aparelho urinário, entre outras ocorrências. 

Diagnóstico e tratamento

Quando o médico suspeita de um caso de prostatite, geralmente ele pede um exame físico completo com a finalidade de descartar outras patologias. O exame específico de toque retal, exame de urina e urocultura são alguns dos solicitados. Para o tratamento são utilizados medicamentos por via oral e o mesmo pode demorar em média de 7 a 14 dias, dependendo da resposta e gravidade de problema. E, de 4 a 12 semanas, em média, para os casos de prostatite crônica infecciosa.

Fonte: Saúde e Vida


Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Cintura Pélvica: Principais alterações posturais e possíveis correções X estética do glúteo
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.