Pilates durante a menstruação: prática alivia a cólica?









As mulheres aprendem a lidar com os desconfortos da menstruação, mas uma coisa sempre aparece para incomodar: a cólica. Aquela dorzinha chata que atrapalha nosso dia, o trabalho e até mesmo o sono. Pode ser sincera: quantas vezes você não conseguiu dormir ou sentiu que dormiu mal porque estava menstruada?

Participe do grupo sobre Pilates no Telegram

A boa notícia é que exercícios durante o período podem ajudar a aliviar a dor. Alguns movimentos aliviam os sintomas das cólicas menstruais, ajudando a melhorar o humor, a energia, a qualidade do sono, e controlar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

O exercício atua como um ?analgésico?, pois melhora a circulação sanguínea pélvica, estimulando a liberação de beta-endorfinas (que alteram nossa percepção da dor). Nesses casos, o pilates pode ajudar muito!

Pilates para aliviar as cólicas

O pilates é bastante indicado para amenizar a cólica, pois seus exercícios específicos ajudam a melhorar o funcionamento dos órgãos pélvicos e extrapélvicos, adequando o metabolismo, a fluidez entre os líquidos do corpo e o fluxo sanguíneo. A técnica trabalha ainda força, flexibilidade e alongamento, auxiliando na manutenção das curvas fisiológicas do corpo.

Como o pilates também produz um relaxamento, os desconfortos psicológicos típicos da TPM (tensão pré-menstrual), como estresse, tristeza, ansiedade, nervosismo e fadiga podem ser reduzidos, garantindo um bem-estar geral da mulher.

Porém, os exercícios devem ser menos intensos no período menstrual e a mulher deve controlar ainda mais a respiração para diminuir as tensões que potencializam as cólicas menstruais.

Se você já utilizou todos os tipos de medicamentos e não obteve melhoras significativas, saiba que é possível ter um ciclo menstrual mais agradável com a prática do pilates, um poderoso aliado!




  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.