Fisioterapia preventiva em saúde da mulher








Pessoas procuram cuidados especiais durante a gestação (Foto: Divulgação)

Em atividade desde 2012, o Grupo de Atendimento de Fisioterapia Preventiva em Saúde da Mulher da Universidade de Sorocaba (Uniso) tem demonstrado ser um projeto de extensão universitária de sucesso. Já atendeu a dezenas de pessoas, que procuram cuidados especiais durante a gestação, na fase de mudanças fisiológicas e também na terceira idade.

Segundo quem atua no grupo, durante a vida, a mulher percorre diferentes etapas e junto a elas apresentam-se modificações fisiológicas, anatômicas, emocionais e psicossociais. Entre essas, destacam-se a gestação, o climatério (transição do período reprodutivo para o não reprodutivo) e a terceira idade. A atividade física durante a gestação, por exemplo, proporciona menor probabilidade de complicações durante o parto e melhor recuperação pós-parto, o que produz uma sensação de bem-estar e um melhor relacionamento entre mãe e bebê.

O projeto de extensão tem caráter preventivo, com objetivo de alcançar o equilíbrio corporal diante das manifestações fisiológicas de cada um destes períodos, por meio de exercício físico realizado em grupo.

Os encontros podem acontecer uma ou duas vezes por semana, a depender das necessidades de cada grupo de pessoas atendidas, na Cidade Universitária (com exceção de mulheres idosas, cujo atendimento é realizado na Universidade da Terceira Idade).

As atividades são realizadas de forma dinâmica, envolvem alongamento e fortalecimento muscular, exercícios aeróbicos e demais atividades. As sessões são finalizadas com técnicas respiratórias e de relaxamento corporal.

O projeto já atendeu, até 2014, 68 mulheres (das quais oito gestantes, cinco climatéricas e 55 idosas).  As participantes relatam maior disposição para atividade física, fortalecimento dos ossos, mais saúde e bem-estar, além de melhorias no processo fisiológico.

Neste ano, o grupo foi tema de estudo das alunas Andréia Cristina de Oliveira Silva, Karine Hitomi Nagamine, Mayara do Amaral Barreto e Lilian Pinto Amaral, sob orientação da professora Aline Alcoforado dos Santos Gasparini.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.