Fisioterapia preventiva em saúde da mulher








Pessoas procuram cuidados especiais durante a gestação (Foto: Divulgação)

Em atividade desde 2012, o Grupo de Atendimento de Fisioterapia Preventiva em Saúde da Mulher da Universidade de Sorocaba (Uniso) tem demonstrado ser um projeto de extensão universitária de sucesso. Já atendeu a dezenas de pessoas, que procuram cuidados especiais durante a gestação, na fase de mudanças fisiológicas e também na terceira idade.

Segundo quem atua no grupo, durante a vida, a mulher percorre diferentes etapas e junto a elas apresentam-se modificações fisiológicas, anatômicas, emocionais e psicossociais. Entre essas, destacam-se a gestação, o climatério (transição do período reprodutivo para o não reprodutivo) e a terceira idade. A atividade física durante a gestação, por exemplo, proporciona menor probabilidade de complicações durante o parto e melhor recuperação pós-parto, o que produz uma sensação de bem-estar e um melhor relacionamento entre mãe e bebê.

O projeto de extensão tem caráter preventivo, com objetivo de alcançar o equilíbrio corporal diante das manifestações fisiológicas de cada um destes períodos, por meio de exercício físico realizado em grupo.

Os encontros podem acontecer uma ou duas vezes por semana, a depender das necessidades de cada grupo de pessoas atendidas, na Cidade Universitária (com exceção de mulheres idosas, cujo atendimento é realizado na Universidade da Terceira Idade).

As atividades são realizadas de forma dinâmica, envolvem alongamento e fortalecimento muscular, exercícios aeróbicos e demais atividades. As sessões são finalizadas com técnicas respiratórias e de relaxamento corporal.

O projeto já atendeu, até 2014, 68 mulheres (das quais oito gestantes, cinco climatéricas e 55 idosas).  As participantes relatam maior disposição para atividade física, fortalecimento dos ossos, mais saúde e bem-estar, além de melhorias no processo fisiológico.

Neste ano, o grupo foi tema de estudo das alunas Andréia Cristina de Oliveira Silva, Karine Hitomi Nagamine, Mayara do Amaral Barreto e Lilian Pinto Amaral, sob orientação da professora Aline Alcoforado dos Santos Gasparini.




Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Cintura Pélvica: Principais alterações posturais e possíveis correções X estética do glúteo
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.