Como avaliar a estrutura e a função do seu sistema urinário







O que é Uroginecologia ? Como encontrar um médico Uroginecologista? | Dr.  Fernando Almeida


Existem testes, alguns mencionados abaixo, que podem ser feitos para avaliar a estrutura e a função do seu sistema urinário.

Pielograma Intravenoso (PIV)

Um PIV é realizado pela injeção de iodo na veia que é excretado pelos rins e aparece no Raio-X. Este Raio-X mostrará o tamanho, forma e o trabalho dos rins, ureteres e a bexiga.

PRESTE ATENÇÃO: se você tem alergia ao iodo, tenha a certeza de avisar ao seu médico sobre a sua alergia antes do teste.
Seu intestino precisa ser bem esvaziado pela manhã, antes de fazer o teste. É também necessário refrear sua alimentação e ingestão de líquidos na noite anterior ao teste. Os técnicos lhe avisarão da preparação necessária.

Tomografia Renal

O propósito de uma tomografia renal é avaliar a função e o suprimento sanguíneo dos rins. Isto é obtido injetando uma quantidade bem baixa de uma substância radioativa dentro da veia e então radiografar os rins.
Ultrassonografia Renal
Este teste é muito útil para identificar tumores, cistos e pedras no trato urinário. Na ultrassonografia, ondas sonoras (como um sonar) vai de encontro a superfície dos tecidos e uma figura eletrônica é produzida numa tela. Variações na cor da imagem podem mostra detalhes anatômicos ou estruturas definindo então os problemas existentes.

Uretrocistograma

Também chamado de Cistograma é um outro tipo de estudo radiológico que mostra o tamanho e a forma da bexiga. Contraste é injetado através de um catéter que é colocado dentro da bexiga e mostrado no Raio-X. Entre outras coisas, este teste mostra se a urina esta se movendo em sentido contrário no sistema urinário, isto é, da bexiga para os rins. Esta condição é chamada de Refluxo Urinário e acontece devido ao excesso de pressão dentro da bexiga. Esta é uma causa de lesão renal e precisa ser detectada precocemente.

Cistometrograma (CMG)

Um CMG mostra a reação da sua bexiga quando ela está cheia. O teste é realizado inserindo-se um catéter dentro da bexiga e injetando-se volumes conhecidos de gás carbônico (CO2) ou água para dentro dela. Este teste imita a reação da bexiga quando ela está cheia de urina e ajuda a determinar se a sua bexiga tem uma lesão tipo Neurônio Motor Superior ou Neurônio Motor Inferior. A quantidade de pressão que a sua bexiga suporta é também medida neste teste.

Urodinâmica

A avaliação urodinâmica consiste em uma série de estudos que informam sobre o mecanismo de esvaziamento. Testes que tomam parte de um estudo Urodinâmico incluem o Citometrograma, o estudo do fluxo urinário, o estudo das pressões uretrais e a sua resposta a medicações que afetam o esvaziamento. Estes testes também dão informação sobre a atividade do esfincter e pressões uretrais quando a bexiga está cheia e vazia . Auxilia no planejamento do programa para a sua bexiga.

Cistoscopia

A Cistoscopia é um exame onde o urologista vai examinar a sua uretra e bexiga utilizando um catéter com uma luz halogênica introduzido através da uretra. É utilizado para diagnosticar problemas que ocorrem dentro da bexiga e na parede da uretra.

Que outros exames de laboratórios são feitos?

Avaliação de exames de urina e de sangue:

Clearance da Creatinina: Este teste envolve a colheita de toda a urina num período de 24 horas. É um importante indicador da função renal.

Culturas de Urina: Neste teste uma amostra de urina estéril é enviada ao laboratório para ver a presença de bactérias nocivas no trato urinário. Quando a sensibilidade é detectada, antibióticos específicos são determinados para matar a bactéria.

Análise de Urina: A urina é analisada por um número diferente de químicos e produtos celulares para determinar a presença e a quantidade de produtos que aparecem na urina.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.