Gestantes também podem se exercitar







Um dos maiores medos enfrentados por mulheres em fase de gestação é a possibilidade de ganhar muito peso ao longo da gravidez e não conseguir voltar à antiga forma após o nascimento do bebê. Não à toa, muitas futuras mamães iniciam a prática de exercícios físicos para ajudar na manutenção do peso durante e após a gestação. 
 
É importante esclarecer que há diferenças entre o ganho de peso "habitual" e o gestacional. O aumento de peso "habitual" é resultado da alimentação, enquanto o gestacional resulta do crescimento do bebê, do aumento das mamas e fluxo sanguíneo, do desenvolvimento da placenta e da retenção hídrica.
 
Boa parte das gestantes costuma seguir um plano alimentar indicado por um nutricionista, mas quando essa alimentação saudável deixa de ser seguida, ocorre um maior acumulo de gordura – e é neste ponto que o exercício físico pode ajudar!
 
Antes de iniciar qualquer exercício físico, a gestante deve passar por uma avaliação médica e solicitar uma liberação. Apenas assim, o personal trainer ou professor poderá atuar e desenvolver o treino mais adequado. 
 
Quem já se exercitava antes da gestação não vai sentir dificuldades, mas as sedentárias só devem  dar início aos exercícios após a 12ª semana da gestação.
 
Confira os exercícios mais recomendados e seus benefícios:
 
• Yoga e Pilates: à primeira vista parecem leves, mas ambos causam bastante compressão de joelho e extensão de coluna. Procure as modalidades adaptadas para grávidas. 
 
• Alongamento: ajuda a relaxar a musculatura e a controlar a respiração. Evite os movimentos com fortes trancos. 
 
• Hidroginástica: é o exercício mais recomendado para gestantes. Ajuda a reduzir dores nas pernas e inchaços nos pés e mãos. Existem aulas específicas para gestantes.
 
• Natação: trabalha e fortalece a musculatura. Deve-se evitar modalidades como o nado borboleta, pois pode causar tensões na lombar.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.