A importância do especialista em Fisioterapia Pélvica










A fisioterapia pélvica é uma especialidade que busca fortalecer a região do assoalho pélvico, bem como prevenir doenças. O método pode ser indicado a casos como de incontinência urinária ou menopausa, mas é recomendado principalmente às gestantes – já que é capaz de evitar a incidência de traumas durante o parto.

Outra vantagem da fisioterapia pélvica diz respeito à vida sexual da mulher. É que, além de preparar o corpo para o parto, a técnica ainda aumenta a lubrificação e sensibilidade no canal vaginal.

Um especialista em fisioterapia pélvica vai avaliar as necessidades de cada pessoa e, a depender do problema, indicar os exercícios adequados. No caso de incontinência urinária, por exemplo, é fundamental o acompanhamento fisioterapêutico. É o profissional de fisioterapia pélvica que vai indicar a frequência, força e tipo do exercício que você deve fazer.

O tratamento fisioterapêutico para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (MAP) consiste na cinesioterapia. Entre as técnicas, estão o pilates, o uso de cones vaginais e a eletroestimulação. Uma das principais atividades recomendadas para a fisioterapia pélvica são os exercícios de Kegel, que trabalham a hipotonia da musculatura perineal por meio de contração e relaxamento.

No começo e no final dos exercícios, o profissional de fisioterapia pélvica deve utilizar a escala visual analógica (EVA) de dor e a escala subjetiva para o bem-estar. Com base nos resultados, ele poderá recomendar a atividade mais apropriada e quantificar a melhora da paciente após uma intervenção.

Portanto, não basta ir a uma sessão, achar que aprendeu tudo, e não voltar mais. O profissional vai ensinar exercícios que podem ser feitos fora do consultório, mas vai também verificar a necessidade de realização de movimentos diferentes, a depender da evolução (ou não) do paciente.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.