Varizes durante gestação: como evitar
As varizes são veias dilatadas e alteradas que aparecem nas pernas e podem acarretar dores, inchaços e, em quadros mais graves, úlceras na pele. Elas podem surgir em três estágios: pequenas linhas avermelhadas, veias mais grossas de cor azulada ou nódulos grossos que saltam do nível da pele.
Siga nosso twitter
Livro: A grávida e sua indagações
O que ocorre é que as artérias bombeiam o sangue do coração para irrigar as pernas e, essas, por sua vez, possuem veias que têm o trabalho de bombear o sangue de volta ao coração. Nestas veias, há ainda pequenas válvulas que se apertam após a passagem do sangue, não deixando que ele volte aos membros inferiores. Em alguns indivíduos essas válvulas se alargam e aparecem as varizes. As razões mais corriqueiras são sedentarismo, genética e uso de anticoncepcionais.
Nas gestantes, a taxa de aparecimento de varizes é alta. Isso ocorre pois com o desenvolvimento do bebê o útero passa a comprimir as veias na região do abdômen. E mais, os fatores da gravidez, como o aumento do sangue circulando no organismo, aumento da fabricação de progesterona e ganho de peso, fazem com que haja um prolongamento das veias nas pernas, podem originar varizes novas e aumentar as já existentes.
Evite que as varizes cresçam ou apareçam:
- Pratique atividades físicas de baixo impacto, como natação e caminhadas;
- Não fique por muito tempo numa mesma posição;
- Se necessitar ficar em pé durante intervalos longos, tente andar ou abaixar e levantar os calcanhares;
- Não fume, o cigarro agrava qualquer tipo de incômodo vascular;
- Sol em excesso faz mal para a pele e agrava as varizes;
- Evite se aquecer demais, pois, banhos muito quentes abrem os vasos sanguíneos;
- Descanse as pernas na altura do quadril, sempre que puder.
Além de todas essas dicas, massagens são altamente aconselháveis. A drenagem linfática trata muito bem as pernas, ativa a circulação e aprimora o tecido celular. O mais recomendável para pessoas que já possuem varizes é procurar a orientação médica. O especialista estudará o caso do paciente e indicará qual é a melhor forma para tratar o incômodo. Algumas alternativas são operação, laser, e escleroterapia química (terapia que aplica substâncias para secar a veia).
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!