Uroginecologia e sua importância na vida das mulheres


>






A Uroginecologia é uma especialidade cada vez mais importante na vida das mulheres. É a área da Medicina que estuda o trato urinário baixo, bexiga e uretra, e sua íntima associação com o útero, reto e anus, músculos, ligamentos e fascias do assoalho pélvico, mas comumente chamado de períneo. Ela auxilia na qualidade de vida, trazendo bem estar para as pacientes que perdem urina, com impacto negativo na vida sexual, social, familiar e econômica.

As principais queixas das mulheres nessa área, informa, são Incontinência urinária, infecção urinaria de repetição, queda de útero, frouxidão vaginal e dor. É muito importante a prevenção e o tratamento, pois esses problemas trazem constrangimentos para as pacientes.

Toda mulher pode ter um problema nesta região, devendo procurar um especialista em Uroginecologia, quando este problema impactar negativamente sua qualidade de vida. O diagnóstico é feito através de uma anamnese, exame físico, de imagem e urodinâmico. Os tratamentos mais comuns são cirúrgico, medicamentoso, fisioterapeutico e comportamental.

Sem dúvidas, um profissional especializado em assoalho pélvico, um ginecologista, urologista, coloproctologista e fisioterapeutas são um diferencial na vida destas mulheres.

Dentro da fisioterapia, é uma especialidade que consiste no tratamento de disfunções do assoalho pélvico como a incontinência urinária de urgência, incontinência urinária de esforço, incontinência fecal, algias pélvicas, disfunções pélvicas, prolapsos genitais e bexiga hiperativa. Estas disfunções ocorrem com mais frequência em idosos, mulheres que optaram por parto normal, pessoas que praticam atividade física de alto impacto, gestantes entre outros.

A reabilitação nessa área tem como objetivo principal readquirir o controle da musculatura do assoalho pélvico (associado à respiração de forma correta), através de diversos recursos como cinesioterapia, estimulação elétrica, exercícios proprioceptivos, além das orientações domiciliares.

O tratamento contribui para postergar e até mesmo evitar a cirurgia.

Uroginecologia e sua importância na vida das mulheres Uroginecologia e sua importância na vida das mulheres Revisado by Faça Fisioterapia on 07:33 Nota: 5