Saiba mais sobre o Pompoarismo








Resultado de imagem para sorrindo

O pompoarismo é um tipo de exercício que visa ao fortalecimento dos músculos da vagina para aumentar o prazer durante a relação sexual. É uma prática milenar. Juntamente com outras técnicas fisioterápicas de reabilitação perineal, o pompoarismo é utilizado para prevenção e tratamento das incontinências urinárias e algumas disfunções sexuais mas não resolve problemas emocionais.

Quem pode fazer

O pompoarismo é direcionado a mulheres com vida sexual ativa. A idade não pode ser um critério, pois hoje em dia as jovens iniciam a vida sexual precocemente. Quanto a pacientes da terceira idade, se não causar desconforto a elas não há problema em fazerem os exercícios. Fortalecer essa musculatura serve como prevenção para o desenvolvimento de incontinência urinária, uma vez que a região pélvia perde a tonicidade com o passar dos anos e com partos sucessivos.

Contra-indicações

Mulheres virgens e pacientes que apresentem dor ou desconforto para introduzir as ben-wa serão excluídas do uso da técnica e farão os exercícios de ginástica abdominal hipopressiva, que são alternativa também para os homens, com ótimos resultados no tratamento de incontinência urinária. Os exercícios de pompoarismo são contra-indicados durante o período menstrual ou se a paciente estiver com infecção urinária, mas os hipopressivos podem ser feitos normalmente.

Ben-wa: as "bolinhas" usadas nos exercícios

"Pompoar" significa "sugar o pênis". No início do século XX, gueixas japonesas e prostitutas tailandesas se utilizaram do conhecimento dos exercícios praticados na Índia para massagear o pênis de amantes e clientes com a parte interna da vulva. Treinavam com as contas de seus colares, a primeira versão das atuais ben-wa, que são duas bolinhas parecidas com bolas de pingue-pongue, só que menores, um pouco mais pesadas e unidas por um cordão bem fino. Ben-wa, em japonês, quer dizer "que se acomodam".

O que atrapalha no aprendizado

A ginástica sexual é, antes de tudo, um exercício de paciência. Nem todo mundo consegue aprender os movimentos logo de cara. Pacientes que são muito tensas têm um pouco mais de dificuldade. Mas ela garante que, com a continuidade, todos os movimentos são de fácil realização. Quem tem interesse em aprender, deve procurar um profissional de Fisioterapia que tenha formação em reabilitação perineal e ginástica abdominal hipopressiva.

Exercícios hipopressivos

Quando não há possibilidade de se aplicar o pompoarismo, Magida adota a ginástica abdominal hipopressiva. Os exercícios trabalham basicamente a respiração e a postura. A ginástica hipopressiva protege, reforça e estimula os músculos do assoalho pélvico, controlando o fluxo de urina e a contração da vagina. O principal objetivo é restabelecer a anatomia pélvica, melhorando o posicionamento dos órgãos internos. Efeitos estéticos na definição do abdômen também são observados, além da melhora na função intestinal. Sem contar que a ginástica hipopressiva proporciona maior consciência para essa região do corpo, que concentra muita tensão. Ao liberar essa tensão, a pessoa passa a ter mais prazer, trabalhando também a energia sexual.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.