O que é vasectomia?







Vasectomia


A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem.

A vasectomia corta apenas o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino. Continua a haver ejaculação normal, apenas, agora, sem espermatozoides.

É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco). Não precisa de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária definitiva e, por isso, o homem tem de ter certeza de que nunca mais terá filhos. A possibilidade de reversão dessa cirurgia existe, porém não é fácil e, portanto, a vasectomia deve ser considerada método definitivo.

Complicações

Além de complicações inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, como infecção local e hemorragia (causando hematomas), existe uma complicação clássica da vasectomia, chamada Síndrome da Dor pós-Vasectomia, que pode ocorrer entre 5% a 33% dos casos (dependendo da intensidade da dor), e consiste em dor crônica persistente.

Na maioria dos casos, tal dor pode ser eliminada com a reversão da vasectomia. Em vários casos, isto ocorre pelo aumento de pressão no testículo devido ao cessar do escoamento de espermatozóides. Uma solução para isso é a vasectomia aberta, onde não se liga/cauteriza o coto do canal que sai dos testículos.

Pelos motivos anteriormente citados, a vasectomia não altera a libido masculina. Já que os hormônios produzidos pelo testículo vão para o corpo via corrente sanguínea, tampouco altera significativamente o volume, cor, consistência, cheiro e gosto (???) do sêmen.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.