6 técnicas para serem usadas na Fisioterapia Pélvica









Você já ouviu falar em fisioterapia pélvica? É uma especialidade da fisioterapia responsável por fortalecer o assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força naquela região, como incontinência urinária.

A fisioterapia pélvica possui potencial de tratar e diminuir diversas dores que envolvem ou possuem relação com a região pélvica, tais como: dores em áreas da vagina, dor pélvica crônica, dor lombar, dor no quadril e dores que surgem após procedimentos pós-operatórios.

Há algumas formas de se trabalhar com a Fisioterapia Pélvica. Veja 6 delas:

Educação

O primeiro passo para realizar a fisioterapia pélvica é saber do que se trata e estar informado em todas as ocasiões. Além disso, os pacientes precisam saber mais sobre sua anatomia e entender o que funciona melhor para seu corpo.

Também é de grande importância mudar alguns hábitos, e saber o porquê dessa mudança. A educação e o conhecimento sobre o assunto podem fazer muita diferença!

Exercícios do assoalho pélvico

A fisioterapia pélvica ensina principalmente a contrair e relaxar a região do assoalho pélvico em relação a outros músculos. Mas outros exercícios são abordados e complementados, como o exercício de respiração, que influencia diretamente nos outros exercícios, os deixando mais eficazes.

Outras atividades trabalhadas alonga músculos tensos e fortalecem outros, ainda assim, há o aumento da flexibilidade.

Terapia manual

A terapia manual são técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Seu objetivo é normalizar e equilibrar alterações musculares. Se agrupam como massagens e alongamentos que influenciam na postura, circulação e mobilidade.

Biofeedback do assoalho pélvico

É um exame específico para ver como estão os músculos do assoalho pélvico do paciente. Observar se estão funcionando de maneira correta. O exame é feito a partir de uma sonda, e as imagens aparecem na tela do computador, o fisioterapeuta e o doutor será o responsável para traduzir o diagnóstico.

Estimulação elétrica

A estimulação elétrica é feita a partir de uma corrente elétrica de baixa tensão. Usada com o objetivo de estruturar e melhorar contrações musculares.

Dilatadores vaginais

Os dilatadores vaginais são muito indicados em caso de incontinência e desconfortos ou dificuldade no momento da relação sexual.

É um dispositivo de plástico em forma de tubo, seu principal objetivo é fazer as mulheres aprenderem a relaxar e contrair a musculatura íntima, e os músculos pélvicos.

Para finalizar

A fisioterapia pélvica pode ser realizada preventivamente antes do aparecimento de doenças como por exemplo, incontinência urinária, e prevenir o tratamento cirúrgico do paciente.

Os problemas mais comuns de enfraquecimento da região podem incluir:

Disfunções Urinárias: Incontinência Urinária, Bexiga hiperativa, Infecção urinária recorrente;
Disfunções Intestinais: Constipação intestinal, Incontinência fecal, Incontinência de gases;
Disfunções Sexuais: Problemas para ter e manter uma ereção, Ejaculação Precoce, dor na relação sexual, Vaginismo (dificuldade de penetração);

Como os problemas são diferentes, a fisioterapia pélvica inclui tratamentos nas áreas de urologia, ginecologia, coloproctologia, sexologia e obstetrícia.

A fisioterapia pélvica, antes considerada um tabu, é capaz de proporcionar inúmeros benefícios. É indicada, principalmente, para  gestantes em preparação para o parto e no pós-parto, disfunções sexuais masculinas e femininas, tratamento de incontinência urinária e fecal, prolapso dos órgãos pélvicos, e dores em geral que têm relação com a região pélvica, abdominal e coluna.




  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.