O que a Uroginecologia trata?










A Uroginecologia é uma sub-especialidade da Urologia que cuida da anatomia e funcionamento da pelve feminina, ou seja, trata os problemas urinários baixos, da bexiga e da uretra, além dos outros órgãos como, vagina, útero, reto e região perineal. Dentre as principais doenças relacionadas a essa subespecialidade estão a incontinência urinária e os prolapsos genitais, causadas, principalmente, pelo enfraquecimento das estruturas e ligamentos que dão suporte ao assoalho pélvico.

A incontinência urinária é definida como perda involuntária de urina. Os prolapsos genitais, por sua vez, correspondem à saída dos órgãos pélvicos (como vagina, bexiga, reto ou útero) pelo canal vaginal. A queixa mais comum das pacientes é o surgimento de uma "bola" ou abaulamento vaginal, que aumenta com esforço e pode estar associada a dificuldades para defecar e urinar. Tratam-se de condições que afetam dramaticamente a qualidade de vida da mulher, comprometendo seu bem estar físico, emocional, psicológico e social.

Curso online de Fisioterapia em Uroginecologia

O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar em conjunto com a Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem e é definido conforme o quadro clínico da paciente e gravidade da doença, variando desde condutas conservadoras como exercícios fisioterápicos e uso de medicações até a realização de procedimentos cirúrgicos. Os recentes avanços cirúrgicos têm proporcionado a realização de procedimentos minimamente invasivos, os quais exigem profissionais especializados, apresentando excelentes resultados com menores taxas de complicações. As cirurgias são realizadas por pequenos cortes, com a colocação de telas especiais via vaginal, ou cirurgia laparoscópica.

A uroginecologia serve para identificar e tratar situações envolvendo o sistema urinário feminino, como por exemplo:

  • Infecções do sistema urinário, como a cistite;
  • Infecção urinária de repetição;
  • Útero e bexiga caídos;
  • Flacidez da vagina;
  • Dor pélvica durante o contato íntimo;
  • Vulvodinia, que é caracterizada por dor, irritação ou vermelhidão na vulva;
  • Prolapso genital;

Além disso, o uroginecologista pode tratar a incontinência fecal e a urinária, cujo tratamento pode ser feito por um fisioterapeuta através de exercícios que ajudam a fortalecer o assoalho pélvico e ajudam no tratamento das alterações identificadas, podendo a fisioterapia ser feita com eletroestimulação, drenagem linfática, correção postural e exercícios de acordo com a situação a ser tratada.

Existem várias técnicas usadas pelos fisioterapeutas para re-estabelecer a função dos músculos do assoalho pélvico (MAP). Foi um ginecologista californiano chamado Arnold Kegel em 1948, o primeiro a compreender a função destes músculos no mecanismo da continência e prescrever o exercício diário através de contrações voluntárias dos mesmos para as mulheres incontinentes, os quais ficaram mundialmente conhecidos como exercícios de Kegel.

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é necessário que o paciente saiba de fato o que o levou a ficar incontinente e por que é importante realizar fisioterapia para os músculos do assoalho pélvico. Muitos pacientes chegam aos consultórios de fisioterapia desconhecendo esta área de atuação e nem tampouco, sabem o porquê seu médico indicou este tratamento. Este diálogo é importante e deve ser iniciado pelo terapeuta na entrevista, pois facilitará a adesão ao tratamento e uma recuperação mais eficaz.


O objetivo é oferecer ao aluno uma referência consistente e uma capacitação técnica para aplicação imediata no mercado, perante alunos e clientes. O curso completo aborda os tópicos necessários para um conhecimento consistente e atualizado das variáveis que influenciam a eficiência, segurança e a intensidade dos exercícios apresentados. Clique aqui e saiba mais!



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.