Você perde xixi depois de espirrar ou tossir? Pode ser incontinência urinária


>



tossir Você perde xixi depois de espirrar ou tossir? Pode ser incontinência urinária

Você sabia que recentemente a bela atriz Kate Winslet revelou que sofre de incontinência urinária? E o problema é mais comum do que se imagina. Cerca de 20% da população tem o distúrbio.

Para explicar de uma maneira simples, a incontinência urinária é a perda involuntária da urina, que pode acontecer após fazer algum tipo de esforço, como tossir e espirrar, ou por vontade súbita e forte de que não dá tempo de chegar ao banheiro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o distúrbio é mais frequente no sexo feminino e pode se manifestar tanto após a menopausa quanto em mulheres mais jovens.

Geralmente, a incontinência acontece devido ao enfraquecimento do músculo que segura a urina e é desencadeada por múltiplos fatores, como o parto nas mulheres e cirurgia de próstata em homens.

Há dois tipos de incontinência mais prevalentes: a de esforço, em que a pessoa perde xixi após tossir e espirrar, e a bexiga hiperativa em que a pessoa é acometida por uma vontade tão forte e inesperada que não dá tempo de chegar ao banheiro. Em ambos os casos, pessoas acima de 40 anos têm mais chance de ter incontinência e esse o risco aumenta com o envelhecimento, afirma o urologista.

Além da menopausa e o do parto, a obesidade, diabetes e tabagismo também são fatores de risco para a incontinência urinária de esforço. Quem sofre do problema deve avaliar também os fatores comportamentais que influenciam a vontade de ir ao banheiro, como beber muito café, tomar muito líquido, bebida alcoólica e até comida muito condimentada. Só o médico vai caracterizar a incontinência urinária ou não.

Como a incontinência urinária pode ser tratada, independentemente da idade e, quanto mais cedo se descobrir o problema, menor a chance de o distúrbio evoluir.
Você perde xixi depois de espirrar ou tossir? Pode ser incontinência urinária Você perde xixi depois de espirrar ou tossir? Pode ser incontinência urinária Revisado by Faça Fisioterapia on 04:39 Nota: 5