Você perde xixi depois de espirrar ou tossir? Pode ser incontinência urinária







tossir Você perde xixi depois de espirrar ou tossir? Pode ser incontinência urinária

Você sabia que recentemente a bela atriz Kate Winslet revelou que sofre de incontinência urinária? E o problema é mais comum do que se imagina. Cerca de 20% da população tem o distúrbio.

Para explicar de uma maneira simples, a incontinência urinária é a perda involuntária da urina, que pode acontecer após fazer algum tipo de esforço, como tossir e espirrar, ou por vontade súbita e forte de que não dá tempo de chegar ao banheiro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o distúrbio é mais frequente no sexo feminino e pode se manifestar tanto após a menopausa quanto em mulheres mais jovens.

Geralmente, a incontinência acontece devido ao enfraquecimento do músculo que segura a urina e é desencadeada por múltiplos fatores, como o parto nas mulheres e cirurgia de próstata em homens.

Há dois tipos de incontinência mais prevalentes: a de esforço, em que a pessoa perde xixi após tossir e espirrar, e a bexiga hiperativa em que a pessoa é acometida por uma vontade tão forte e inesperada que não dá tempo de chegar ao banheiro. Em ambos os casos, pessoas acima de 40 anos têm mais chance de ter incontinência e esse o risco aumenta com o envelhecimento, afirma o urologista.

Além da menopausa e o do parto, a obesidade, diabetes e tabagismo também são fatores de risco para a incontinência urinária de esforço. Quem sofre do problema deve avaliar também os fatores comportamentais que influenciam a vontade de ir ao banheiro, como beber muito café, tomar muito líquido, bebida alcoólica e até comida muito condimentada. Só o médico vai caracterizar a incontinência urinária ou não.

Como a incontinência urinária pode ser tratada, independentemente da idade e, quanto mais cedo se descobrir o problema, menor a chance de o distúrbio evoluir.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.