Bexiga Neurogênica e Exercícios de Kegel










A bexiga neurogênica é geralmente um defeito genético causado por má formações genéticas como no caso da espinha bífida, que afeta o cérebro, a medula espinhal ou os nervos que se dirigem à bexiga, mas pode também ser causado por algum acidente que lesa a coluna ou mesmo consequencia da evolução de doenças degenerativas como a esclerose múltipla.

Num quadro de bexiga neurogênica a bexiga pode ser incapaz de contrair e esvaziar adequadamente, ou pelo contrário, esvaziar involuntariamente.

A recuperação completa é rara, mas o tratamento ajuda a melhorar o tônus muscular.

O princípio dos exercícios de Kegel é fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorando também a função dos esfíncters da uretra e reto. Estes exercícios também podem melhorar o desempenho sexual.

O objectivo desta técnica é restaurar o tónus e a força muscular de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico como incontinência urinária ou vaginismo.

Para realizar os excercício de forma correta, primeiro esvazie a bexiga e contraia os músculos do assoalho pélvico, conte até 10 e a seguir relaxe os músculos completamente contando até 10 novamente.

Faça 10 exercícios, três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).

Para identificar o grupo de músculos corretos para a contração, basta intorromper o fluxo da urina, no ato da micção. Este é a contração muscular correta a se fazer.

O sucesso dos exercícios de Kegel depende da técnica apropriada e adesão a um programa regular de exercícios.

Publicado em 24/11/09 e atualizado em 10/12/17

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.