A importância do especialista em Fisioterapia Pélvica










A fisioterapia pélvica é uma especialidade que busca fortalecer a região do assoalho pélvico, bem como prevenir doenças. O método pode ser indicado a casos como de incontinência urinária ou menopausa, mas é recomendado principalmente às gestantes – já que é capaz de evitar a incidência de traumas durante o parto.

Outra vantagem da fisioterapia pélvica diz respeito à vida sexual da mulher. É que, além de preparar o corpo para o parto, a técnica ainda aumenta a lubrificação e sensibilidade no canal vaginal.

Um especialista em fisioterapia pélvica vai avaliar as necessidades de cada pessoa e, a depender do problema, indicar os exercícios adequados. No caso de incontinência urinária, por exemplo, é fundamental o acompanhamento fisioterapêutico. É o profissional de fisioterapia pélvica que vai indicar a frequência, força e tipo do exercício que você deve fazer.

O tratamento fisioterapêutico para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (MAP) consiste na cinesioterapia. Entre as técnicas, estão o pilates, o uso de cones vaginais e a eletroestimulação. Uma das principais atividades recomendadas para a fisioterapia pélvica são os exercícios de Kegel, que trabalham a hipotonia da musculatura perineal por meio de contração e relaxamento.

No começo e no final dos exercícios, o profissional de fisioterapia pélvica deve utilizar a escala visual analógica (EVA) de dor e a escala subjetiva para o bem-estar. Com base nos resultados, ele poderá recomendar a atividade mais apropriada e quantificar a melhora da paciente após uma intervenção.

Portanto, não basta ir a uma sessão, achar que aprendeu tudo, e não voltar mais. O profissional vai ensinar exercícios que podem ser feitos fora do consultório, mas vai também verificar a necessidade de realização de movimentos diferentes, a depender da evolução (ou não) do paciente.



Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Cintura Pélvica: Principais alterações posturais e possíveis correções X estética do glúteo
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.