Problemas na região pélvica das mulheres










Muitas são as doenças que causam impacto negativo na qualidade de vida das mulheres, entre elas, está o prolapso de órgãos pélvico. Apesar de ser uma enfermidade comum muitas mulheres não buscam tratamento, pois acham que é algo "normal da idade.

O assoalho pélvico é formado por músculos, ligamentos e tecidos que formam uma rede que sustenta órgãos, como: útero, vagina, bexiga, uretra e o reto. No caso de enfraquecimento dessa rede de sustentação, órgãos que formam essa região podem cair e ficar relevantes dentro da vagina.

O prolapso é considerado uma hérnia do conteúdo pélvico e/ou intraperitoneal no canal da vaginal e existem vários fatores de risco para sua ocorrência. A doença pode ser atribuída a uma combinação de condições que varia de paciente para paciente.

Existem fatores de riscos, mas nenhum é determinante, por exemplo: gestação (parto vaginal), menopausa (envelhecimento hipoestrogenismo), pressão abdominal cronicamente aumentada (doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC, constipação e obesidade), traumatismo do assoalho pélvico e fatores genéticos (raça e distúrbios do tecido conjuntivo).

Um dos primeiros sintomas é a sensação de bola na vagina, dificuldade para urinar e evacuar e incomodo na hora da relação sexual.

Muitas mulheres com prolapso leve e moderado não apresentam incômodos. O agravamento do quadro é imprevisível e o tratamento deve ser avaliado em relação aos riscos. A reabilitação dos músculos do assoalho pélvico pode ser oferecida às pacientes que desejam impedir a progressão do prolapso.

A escolha do tratamento vai depender do tipo e gravidade dos sintomas apresentados, da idade e das doenças já apresentadas pela mulher, do desejo sexual futuro e/ou fertilidade e dos fatores de risco para recorrência.

O tratamento deve ter como objetivo o alívio dos sintomas, mas os benefícios devem pesar mais que os riscos. Existem várias opções de tratamento, como: fisioterapia, pessários e cirurgia.

Os distúrbios (prolapso genital e incontinência urinária) são preocupações de saúde significativa para as mulheres. A avaliação deve focalizar os sintomas, sua correlação corporal e seu efeito sobre a qualidade de vida da paciente. A escolha do tratamento, cirúrgico ou não cirúrgico, deve ser compartilhada e baseada em sintomas e avaliação.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.