Conheça alguns benefícios do Método Pilates para a saúde da mulher


>





No que consiste o Método Pilates?

É um método que visa melhorar a consciência corporal, equilíbrio, flexibilidade, força e condicionamento físico, realizando os exercícios  com concentração, controle e precisão. Os movimentos, durante os exercícios, devem ser realizados de forma lenta e harmônica e sempre associados aos movimentos respiratórios.


Quais são os benefícios que a prática dessa técnica pode trazer à saúde da mulher na sua fase adulta?

Os benefícios para a mulher na fase adulta são diversos, entre eles: fortalecimento muscular e articular, melhora da flexibilidade corporal, bem como da postura, do equilíbrio, da coordenação, consequentemente trazendo uma melhor qualidade de vida. 


E após a menopausa? Quais podem ser as vantagens?


Além dos benefícios citados anteriormente, o Método Pilates pode ajudar também na concentração, trazendo a melhora da atenção, já que um dos princípios do método é a concentração, ou seja, os exercícios devem ser realizados com total concentração, atenção, para perceber o movimento, sentir o que está alongando e o que está sendo fortalecido. Na menopausa, uma das queixas é o déficit de atenção e com o Método Pilates é possível obter melhoras.


Existe alguma contraindicação do Pilates para mulheres?

A contraindicação é se houver dor. Nesse caso é importante que investigue o que está causando a dor e a trate. Cessando os sintomas da dor, pode praticar o Método Pilates.

 
É normal sentir dores após a prática do Pilates? Existe alguma forma de amenizá-las?

O Pilates trabalha o alongamento e a força muscular, mas em diferentes níveis. Nível básico, intermediário e avançado. Para quem está começando e não está acostumado com atividade física, iniciará no nível básico, no qual os exercícios são mais fáceis. Além disso, em qualquer nível, os exercícios são feitos de acordo com a capacidade de cada praticante. Portanto, a prática do Pilates normalmente não gera a dor.

O Pilates pode auxiliar na prevenção de quais sintomas e doenças?

Por melhorar a qualidade de vida, consequentemente melhora também o sistema imunológico e com isso pode evitar diversas doenças. Portanto, são muitas as prevenções que o método pode propiciar. Exemplos: como o Pilates trabalha o corpo  de uma forma global, alongando e fortalecendo os músculos, ele beneficia a postura, através de um equilíbrio muscular, prevenindo, por exemplo, as dores na coluna lombar, que geralmente ocorrem por um desequilíbrio muscular, ou seja, há uma fraqueza da musculatura abdominal e uma sobrecarga da musculatura da coluna lombar desencadeando as dores; pode evitar também a hipercifose torácica (conhecida como corcunda), comum com o envelhecimento nas pessoas que não praticam atividade física; por ser um método que trabalha o condicionamento físico, pode prevenir doenças cardiovasculares.


Existem exercícios específicos para cada tipo de praticante? Quais são os mais comuns?

No Pilates, há níveis específicos: básico, intermediário e avançado. Dependendo de qual nível o praticante iniciar, vai ter os exercícios adequados para o determinado nível. Neste método, existem mais de 500 exercícios. Cada exercício tem um nome em inglês. Um exercício que é bem comum é o The Hundred (em português "O Cem"), que pode ser feito no solo ou com uso de aparelho. No solo, consiste em ficar deitado com os braços e as pernas estendidos, e o aluno fará uma leve flexão do tronco, flexão do quadril entre 45-60°, mantendo os joelhos estendidos. Com os braços estendidos sem encostar no solo, fará o movimento respiratório de inspiração e expiração junto com a flexão e extensão dos braços, que deve ser feito 100 vezes, por isso o nome The Hundred. É claro que quem está iniciando pode fazer menos e gradualmente chegar aos 100.


Conheça alguns benefícios do Método Pilates para a saúde da mulher Conheça alguns benefícios do Método Pilates para a saúde da mulher Revisado by Faça Fisioterapia on 07:06 Nota: 5