Fisioterapia durante a gestação








Pouca gente conhece, mas a fisioterapia durante a gestação também é uma grande aliada para facilitar o parto. A fisioterapia aplicada à Uroginecologia e Obstetrícia é uma especialidade existente na Europa há 20 anos e que começa a ser difundida no Brasil. É indicada principalmente para o tratamento de disfunções urinárias e também para auxiliar a mulher em relação às alterações sofridas pelo corpo durante a gravidez.

O objetivo do tratamento é prevenir dores em geral, alterações no assoalho pélvico, melhorar o controle respiratório facilitando o trabalho de parto, diminuindo a ansiedade e o stress, e proporcionar um parto mais participativo e humanizado, com melhores condições para a mulher vivenciar a gestação e o parto. A fisioterapia conscientiza a grávida sobre suas alterações fisiológicas, orienta posturas mais adequadas durante suas atividades diárias e amamentação, é feito em gestantes de baixo risco e com acompanhamento médico.

O tratamento é indicado a partir do terceiro mês de gestação e pode ir até o último. São realizados trabalhos de postura, exercícios perineais, treino respiratório, alongamento e fortalecimento de músculos específicos, conscientização corporal, drenagem linfática manual, relaxamento muscular e exercícios para a região do abdômen, períneo e para pelve.

São necessárias no mínimo 10 sessões, que duram cerca de uma hora cada. Dependendo do caso, a paciente já sente a melhora logo nas primeiras sessões. Mas, assim como qualquer outro tratamento, com a paciente devendo ser assídua às sessões, colaborativa e disciplinada.

O tratamento também é recomendado nos casos de patologias do assoalho pélvico (períneo), incontinência urinária (perda de urina), incontinência fecal, prolapsos (queda) da bexiga, do útero e do reto, alterações sexológicas, constipação intestinal, tratamentos cirúrgicos pré e pós oncológicos e gestantes (pré e pós-parto).

Fonte: Dra. Vivian Maria Spaulonci é fisioterapeuta e especialista em estética facial e corporal, pós-graduada em Dermato Funcional, e pós-graduada em Uroginecologia.




Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Cintura Pélvica: Principais alterações posturais e possíveis correções X estética do glúteo
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.