Incontinência urinária tem tratamento pela fisioterapia
Muitas vezes a incontinência urinária é encarada como algo exclusivo de idosos. Porém, adultos, jovens e até crianças de ambos os sexos podem ser acometidos. É uma fonte de constrangimentos e dificuldades sociais, mas que pode ser tratada com recursos fisioterápicos.
A incontinência de esforço, principalmente, pode ser prevenida ou tratada com programas de exercícios específicos, direcionados para a região pélvica, tendo como objetivo o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, a qual abrange a região da uretra, canal vaginal e reto.
Além dos exercícios que podem ser realizados no solo, ou sobre as bolas terapêuticas, pode-se utilizar também os equipamentos que irão auxiliar no fortalecimento da musculatura, como cones vaginais, eletroestimuladores, biofeedback, dentre outros.
A escolha da melhor conduta será levantada após avaliação do médico, do fisioterapeuta e da aceitação do tratamento pelo paciente. Cerca de 80% dos casos de incontinência são tratados pelo fisioterapeuta, evitando, inclusive, cirurgias desnecessárias.
A fisioterapia também é indicada para gestantes, com o objetivo de preparar a musculatura do períneo e do sistema respiratório, a fim de que o parto seja mais confortável e rápido. Depois do parto, o fortalecimento é importante para evitar que a mulher desenvolva incontinência urinária, além de acelerar a cicatrização e evitar dores nas relações sexuais.
Fonte: Jornal Diário do Povo
Temos um EBOOK Gratuito pra te Oferecer, EBOOK Fisioterapia na Incontinênica Urinária. Basta clicar aqui
Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!