O que é capuz cervical?







O capuz cervical é um dispositivo de controle da natalidade para mulheres. É feita de borracha de látex rígido e tem o formato de uma xícara pequena.

É projetado para ajustar-se firmemente acima da cérvice (a cérvice é a abertura do útero). O capuz é menor e mais rígido que o diafragma.

Antes de manter relações sexuais, preencha um terço do capuz com uma geléia ou creme que mate o esperma (espermicida) e então coloque o capuz acima da cérvice. O capuz impede o espermatozóide de entrar no útero e este é então destruído, prevenindo deste modo, a gravidez.

O capuz cervical está disponível em vários tamanhos. É freqüentemente usado por mulheres que não podem usar um diafragma. É importante ter um capuz bem ajustado e para usá-lo corretamente é preciso de uma consulta médica para que seja determinado o tamanho correto. Seu médico também mostrará como inserir e remover o capuz cervical.

Como é usado?

Insira o capuz não mais do que 24 horas antes da relação sexual.

Antes de usá-lo, levante o capuz contra a luz e olhe atentamente para quaisquer fissuras, buracos, ou manchas que indiquem fragilidade no capuz. (Se você achar quaisquer falhas, não use o capuz.) Encha um terço do capuz com geléia ou creme espermicida e empurre-o para cima na vagina de forma que ele cubra a cérvice. Não remova o capuz por pelo menos 6 a 8 horas após ter mantido relação sexual. O capuz pode permanecer no interior da vagina por até 48 horas. Durante este tempo pode manter relações sexuais mais de uma vez sem remover o capuz. Para melhor prevenção aplique mais espermicida.

Não deixe o capuz na cérvice por períodos mais longos que 48 horas. Uma secreção vaginal com um odor desagradável pode aparecer se o capuz cervical for retirado tardiamente da cérvice. Limpe o capuz com sabão neutro e seque-o cada vez que o usar.

Armazene-o em um lugar seco, longe do calor e luz. O capuz cervical deve ser usado só por mulheres cujo resultado do exame de Papanicolaou foi normal.

Faça um acompanhamento médico através de exame de Papanicolaou após ter usado o capuz cervical por 3 meses para ter certeza de que a área ao redor da sua cérvice não sofreu mudança.

Os capuzes cervicais que são freqüentemente usados podem começar a perder seu formato. Você pode precisar de um novo capuz depois de uso prolongado ou se perceber quaisquer fissuras, buracos, ou manchas que denotam fragilidade.

Quais são os benefícios ?

Os benefícios do capuz cervical incluem:

- A eficiência é de 90% a 92% na prevenção da gravidez quando usado corretamente com um espermicida.
- Pode ser inserido até 24 horas antes da relação não interferindo no ato sexual.
- Pode ser usado em outras relações sexuais durante um período de 48 horas.
- É menor e geralmente mais confortável que um diafragma.
- Exige menos espermicida que um diafragma.
- É barato e reutilizável.
- O capuz fornece proteção contra algumas doenças sexualmente transmissíveis. Porém, "não protege contra transmissão da AIDS".

Quais são as desvantagens ?

Os riscos e desvantagens do capuz cervical são:

- O capuz pode causar mudanças cervicais.
- É necessário alguma prática para colocá-lo sem que cause desconforto.
- Bactérias podem crescer dentro do capuz e causar infecção.
-Uma prescrição é exigida de um profissional médico que determinará tipo e tamanho apropriados de capuz após exames.
- O capuz pode (raramente) causar desconforto e reduzir o prazer durante o ato sexual.
- O esquecimento da remoção do capuz pode provocar irritação ou infecção.
- Pode ser inconveniente usar, limpar, e guardar.
- Não protege contra AIDS.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.